quarta-feira, 31 de março de 2010

BAILE DE MÁSCARAS

Usamo-las no dia a dia, quando nos vestimos para uma reunião, para a praia, para um casamento ... São a nossa protecção para o meio envolvente, seja para passarmos despercebidos, ou não:)
Usamos mascaras para rir de coisas que não têm piada, para ficarmos impávidos e serenos perante coisas que mexem connosco. Começamos a perceber as máscaras que os outros usam para nos enganar à descarada, ou que usam para se aproximarem de nós. Nós próprios já temos as nossas máscaras preferidas, há quem a tenha sob forma de chapéu, de calças, sapatos, corte de cabelo, de tiques, palavras chave, carro, mota... etc etc.
Este sábado tive o jantar de anos de uma grande amiga, onde era suposto irmos todos mascarados. Claro que no meio de mais que muitos mascarados, havia um grupinho resistente... mas resistente a quê? a assumirem a máscara? ou simplesmente resistentes a trocarem a sua máscara por outra? ;)











terça-feira, 30 de março de 2010

O ESTADO DA NAÇÃO....



Ontem vi um bocadinho (não o suficiente para opinar), do prós e contras acerca de quem manda na escola. Os alunos querem intervir mais nos programas, os professores não querem (ou alguns não querem).
Fiquei confuso porque ouvi afirmações válidas de ambos os lados. Faz-me sentido que os alunos tenham alguma intervenção, mas também sei que muitas das coisas que aprendemos só sabemos se são uteis depois de as aprendermos, pois até lá são uma incógnita. Hoje em dia arrependo-me de não ter estudado mais (embora ainda o possa fazer), pois há bases que são realmente importantes para nós. Mas também os meus 4 anos de universidade foram os melhores anos de praia e surf que tive, nunca chumbei e aproveitei bem. O facto de não ter aprendido mais não foi só culpa minha, ou desinteresse, foi também culpa de muito professores, que nem deviam ser chamados por esse nome, que além de não terem a minima vocação para ensinar (sim porque ensinar é uma vocação!!), pura e simplesmente não tinham conhecimentos para tal.
Lembro-me que em setembro passado fui ao IADE, com a intenção de tirar um mestrado... saí de lá com vontade de rir e ir dar aulas num mestrado!! Modéstia à parte, trabalho há 11 anos na área, vou à universidade informar-me e nem o nome dos professores e conteúdos das matérias me conseguem dar? depois lá me apercebi que alguns dos professores me tinham dado aulas em 1999, e que desde aí nunca trabalharam fora da universidade... Numa área em constante evolução como o design e a comunicação, faz sentido ter professores num mestrado que nem sequer estejam no mercado de trabalho? a mim não faz...
Tudo isto, desde o ensino à vida profissional se torna uma bola de neve de incompetência. Os professores são incompetentes e não conseguem motivar os alunos, os alunos estão-se a "cagar" e não têm vontade de aprender, mas conseguem acabar um curso (o que acho realmente fantástico), de repente estão no mercado de trabalho com zero de bases no ensino, e são esses mesmos que depois se vão tornar clientes sem formação, e nos fazem a vida negra (a nós designers, fotógrafos, e todos os que dependemos de ok's dados por essas pessoas).
Muitas vezes é desmotivante, e como dizia a minha amiga Madalena, ás vezes até apetece trabalhar numa caixa de supermercado e não pensar no que se faz.
É que no meu caso, quanto mais penso, mais irritado fico, e apenas porque quero fazer melhor do que vejo!! porque sei que é possivel fazer melhor!! e não consigo entender como alguém que pode ter algo bom, se contenta com algo mediocre...
São estas incógnitas que me fazem seguir, cada vez com menos vontade de mudar as coisas dos outros, e cada vez com mais vontade de fazer as minhas coisas!

segunda-feira, 29 de março de 2010

FLASHADAS GELADAS

Fica aqui mais uma rubrica "flashadas", desta vez sobre snowboard:)

MOSAIK



O post de hoje é para vos mostrar a arte do meu amigo MOSAIK.
Conheci o Mosaik na serra da estrela há uns anos e desde aí que vou acompanhando algumas das suas intervenções.
As intervenções são em muitas coisas, mas gosto especialmente das que faz nos sapatos:)
Vejam aqui alguns trabalhos dele.
Sei que tem muitos projectos em mente, sendo um deles uma intervenção num certo dj da covilhã ;)

sexta-feira, 26 de março de 2010

SOUNDS GOOD!!


E soa mesmo bem!! ainda é só o teaser mas já promete. É o filme do Tomás Valente que deve sair lá para setembro. Até lá vai-se continuar a recolher filmagens.
Os Homens atrás das cameras são o Gonçalo Patuleia, o Ricardo Damásio e a turma da Go-s.
O teaser foi filmado nos estudios da Lightshot.
O filme tem imagens de Portugal, Estados Unidos, Indonésia, França e mais alguns sitios...
Até Setembro é um work in progress numa praia perto de ti:)

video

quinta-feira, 25 de março de 2010

HAVAI


Estou a paginar um artigo sobre o havai, lá fora chove a potes...
gostava de ter uma mala de viagem com o autocolante "hawaii" como destino.

quarta-feira, 24 de março de 2010

BARCELONA ME ENCANTA!

Adoro esta cidade!!
As ruas do bairro gótico, a luz que entra pelos prédios, as pessoas, o ambiente, Gaudi, as biciletas, o design, as tapas...
Vivia tranquilamente em Barcelona, tinha era de dar ondas regularmente:)))
galeria barcelona AQUI














segunda-feira, 22 de março de 2010

PRIMAVERA...


Ainda bem que chegaste!! O Inverno já cá estava há tempo de mais, chato do caraças...

SURGE!


Vi hoje a nova revista de skate, a SURGE.
Gostei!! design limpo, boas fotos, bem paginada. A divulgação da revista tem sido bem feita e deixou-me curioso para desfolhar uma.
É uma revista grátis (acho que este vai ser o futuro), e mais uma vez prova que se pode fazer um produto gratuito bom. Pena que outras publicações grátis não tenham aberto os olhos há um tempo atrás, provavelmente agora é tarde de mais.
Parabéns e continuem a surgir por aí:)

sexta-feira, 19 de março de 2010

DIA DO PAI

Admito... irrita-me o dia do pai!! o dia da mãe!! o dos namorados!! causam-me quase a mesma sensação que o natal, embora nestes dias consigamos passar por eles sem darmos conta, e sem termos de gastar dinheiro.
De qualquer maneira, e porque o meu pai é o melhor do mundo, aqui fica um beijinho:)))
As fotos foram tiradas pela minha mãe há muito tempo atrás...

IMAGENS QUE MARCAM

Não é preciso muitas palavras... apenas ver.

quinta-feira, 18 de março de 2010

GOMA NA TV









Foi o nosso primeiro anúncio para televisão e estamos muuuuiiittooo orgulhosos:)))
Foi filmado em dezembro e está agora numa televisão perto de vocês!
Foi tudo filmado em croma e podem ver a diferença entre o shooting e o resultado final.
Obrigado a todos os que participaram.
Para que conste a realização foi do Telmo Vicente a produção da perfeitódromo, o copy da Ana Leiria e a direcção de arte, minha e do meu partner zé valente (goma).
ah.. não arranjamos descontos nem temos ceregumil a mais aqui no atelier:)))
video

MAVERICKS





Para quem não sabe, mavericks é "apenas" uma das ondas mais temidas do mundo. Pelo tamanho com que quebra, pela força, pelos tubarões, pela proximidade à falésia e mais uns quantos pózinhos... Esta onda já contribuiu largamente para a história do surf, e homens ja viraram mitos a surfarem aqui.
O João Macedo, é o surfista português que mais tem investido nesta onda, tendo já sido destaque no surfline e no meio da comunidade surfistica de lá.
Esta conversa toda para mandar um grande abraço aos meus amigos Alex Botelho e Tomás Valente (sim aquele que acham que só sabe fazer aéreos), que esta semana droparam umas bombas em Mavericks!! Com eles estava também o Laranjinha, surfista da linha.
Enquanto homens feitos brincam às ondas grandes em Portugal a serem puxados para as mesmas de Jet-ski, conquistando tempo nos media e enchendo a baia de cascais com curiosos, este putos (o Alex tem 19 anos e o Tomás 21) entraram em Mavericks e mais uma vez mostram que é possivel surfar ondas grandes a remar, é preciso é tê-los no sito;)
Gosto de ver esta nova geração, para quem a frase "start your engines" deixa de fazer sentido!!! É mais... sem bracinhos não há ondinhas!!
Grande abraço meus meninos e obrigado ao Gonçalo Patuleia por me ter cedido os frames.

quarta-feira, 17 de março de 2010

VIDAS DE VINIL








Para mim viver sem música era inconcebivel... e ontem uma vez mais constatei, entre arrumações, que a música me acompanhou desde o dia em que nasci. Os meus pais sempre ouviram imensa e boa música, e muitas das minhas influências vêm deles.
Ao arrumar a minha colecção (antiga) de vinis encontrei verdadeiras pérolas. Desde albúns de Clash, wasp (fuck like a beast), Antrax, Xutos, jackpot 85, Nina Simone, Charlie parker, Chet Baker, Caetano, Elis regina, Maria Bethania, imensos de música clássica, mais ainda de música brasileira...
Pelo meio encontrei um albúm de José Mario Branco com fotografias do meu pai e um incrivel. Um albúm de Chico Buarque com a assinatura da minha falecida tia-avó, o que faz com que certamente esse disco seja mais velho que eu!!
O meu single do chico fininho (penso que foi mesmo o meu primeiro disco, ou então o fungaga da bicharada), também lá estava.
Fiquei a olhar para eles como se de fotografias antigas se tratassem, é que as memórias associadas a eles são mais que muitas:) Muitos bons e maus momentos estão gravados em cada um daqueles Lp's.
Agora só me resta comprar uma agulha nova para o meu velhinho gira-discos Thecnics, pô-lo a tocar e viajar no tempo... uma vez mais:)