sexta-feira, 28 de maio de 2010

ÁFRICA MINHA


Não é minha, mas vou pedi-la emprestada por 15 dias.
Amanhã arranco cedo algures para África (não digo onde para criar suspense), por isso é bem provável que este blog não seja actualizado nos tempos mais próximos... de qualquer maneira, se houver net, terei todo o prazer em partilhar algumas experiências "do outro lado da crise".
Até breve :)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

OS MESTRES À CONVERSA



Ontem tive mais uma aula no curso de photo-jornalismo.
Porém esta foi uma aula diferente, com um convidado especial. Eduardo Gajeiro.
Para quem não o conhece, é um dos fotojornalistas mais conhecidos e talentosos que há em Portugal. Eu ouço falar dele há pelo menos 30 anos, mas só ontem o conheci e o ouvi.
As histórias são mais que muitas, ele começou a carreira em 1957 no Diário Ilustrado. Fotografou praticamente tudo o que havia para fotografar, incluindo 25 de Abril, o funeral do Salazar, os reféns feitos nos jogos olimpicos, foi colaborador das principais publicações portuguesas e estrangeiras e da Presidência da República. Tem trabalhos reproduzidos um pouco por todo o mundo, com os quais ganhou mais 300 prémios internacionais.
Mas o que me impressionou, não foi o seu curriculum, foram as suas fotografias e a sua atitude, com a qual me identifico a 100%!! furar, fugir, fazer diferente, ser mais esperto que todos os outros (ou tentar), e nunca nos darmos por vencidos.
Diria que ontem foi digno de um debate de televisão ter ali 2 mestres da fotografia em amena cavaqueira (luiz Carvalho e Eduardo Gageiro).
Ontem falou-se na fotografia por paixão, pois só quem é apaixonado pelo que faz consegue fotografar assim, um sentido estético elevadissimo, em detrimento da técnica (que é usada mas não obsessivamente). Hoje em dia fotografa-se por vaidade, quere-se a melhor máquina, vive-se obcecado com a bajulação, as exposições (que são boas, mas têm muito como fim uma massagem ao ego), o nome nas revistas e nos jornais, e no entanto esquece-se o mais importante... o amor pela fotografia!! o tirar uma foto e fazer um sorriso porque é boa, é o que mais interessa, o resto são detalhes.
Há uns dias um amigo meu fotógrafo (não vou dizer o nome) gozava comigo porque muitas vezes fotografo com prioridade à abertura, ou até mesmo com a maquina no "P", gostava que ele tivesse assistido a esta conversa, talvez confirmasse que os mestres fazem isso mesmo... deixam a máquina tratar da técnica, porque eles têm outra função... pensar na foto, e fazer fotografias cada vez melhores!! a técnica aprende-se, o olhar ou se tem, ou não...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

ARTE EM LISBOA

Carros parados, pessoas especadas a olhar e a tirar fotografias, dedos no ar... realmente estamos mal habituados a intervenções artisticas urbanas.
Na Av. Fontes Pereira de Melo, mesmo em frente ao metro estão a pintar 2 prédios. Está tudo a ser feito com apoio da CML, o que não obriga os artistas a andarem a fugir com as tintas, nem a pintarem de madrugada. Os prédios em questão, estão como muitos em Lisboa, devolutos!! Estas intervenções trazem vida à cidade, e são estas coisas que me fazem ter orgulho de viver "Lisboa".
Hoje dei lá um saltinho para ver a minha amiga Leonor e o Pedro Neves que estão à frente deste movimento, e adorei as intervenções!! Como adorei ver a cara das pessoas a olharem para o prédio!! Estão cá os 2 gémeos brasileiros, Otávio e Gustavo Pandolfo mundialmente reconhecidos com exposições em vários sitios do mundo, inclusivé NY, e um italiano também muito conhecido. Como o Italiano nem me deixava fotografar, suponho que também não quer publicidade ao nome dele:)))
Passem lá e vejam, porque vale a pena.








terça-feira, 25 de maio de 2010

WILD IN THE PARK!

Foi este sábado que aconteceu mais uma prova "wild in the park" em Faro.
Para quem não sabe são umas provas que a Volcom organiza, onde para não variar as inscrições são grátis, e os prémios mais que muitos. Eu, também para não variar estive lá a fotografar, a comer e a beber:)
Estava muito calor, e para me dar algumas dores de cabeça estava levante no algarve, ou em linguagem para leigos havia ondas em Tavira, e eu estava no skatepark... ggrrrrrrrr
Não é que não goste de skate parks, porque gosto, como também adoro fotografar skate, embora o faça poucas vezes, mas estar com quase 30º ao sol e saber que a 30km havia ondas, tava a deixar-me maluco:)
Como não havia nada a fazer lá andei pelo park a fotografar e a descobrir angulos por aqueles recantos todos. Fotografar sk8 faz-me lembrar um pouco fotografar snowboard, gosto de escolher um sitio, focar, enquadrar e esperar, ou pedir, que alguém passe por lá.
É brutal ver a quantidade de putos a andarem de sk8 e bmx, aqueles sorrisos incansáveis, bem como as nódoas negras e canelas marteladas. Acabei o trabalho às 18h e segui prego a fundo para ilha de Tavira, que o surf continuava a chamar-me ao ouvido:))) (txs bizukinha!! vais fazer falta)













segunda-feira, 24 de maio de 2010

DOMINIO AO VOLANTE!!


Poderia ser eu ao volante, mas por acaso não sou:)
O artista é o Ken block, co-fundador da dc-shoes. Formou a empresa em 1994 e vendeu-a à quiksilver em 2004.
A DC surgiu por causa do skate, pois o Ken acreditava que tal como os outros atletas de competição os skaters também precisavam de calçado técnico. Hoje emdia estão envolvidos em váris desportos de acção.
Este video promocional é absolutamente brutal!! e vale mesmo a pena verem, pelo dominio ao volante e pela filmagens!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

SOU MAIS VELHO QUE O PAC-MAN!


Agora fiquei em choque... sou mais velho que o velho jogo do pac-man!!
Já lhe levo 4 anos de avanço!
O pac-man faz hoje 30 anos, e é mais famoso que o papa:)
Muitos parabéns, e aproveitem para irem ao google e jogar no logotipo, a ideia está brutal:)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

TRANSTEJO

Grande parte da minha adolescência foi passada na travessia Belém - Trafaria de barco.
Juntavamo-nos todos as 8h em belém e lá iamos carregados com as pranchas e farnel para s. joão da caparica.
Não era como hoje em dia. O barco estava sempre cheio. Eram Heavy metals com os rádios e bandeiras com caveiras, surfistas, pescadores, pessoal do "loucuras", enfim era uma fauna bastante diversificada e divertida.
Ficam na memória todos esses grandes momentos, as correrias para o último barco, as caminhadas até à praia, as palhaçadas todas que faziamos. Este domingo repeti essa viagem com a minha namorada, não a fazia há uns 15 anos. Dei por mim a ter um ataque nostálgico quase incontrolável, muito por culpa de um dos meus grandes amigos que sempre me acompanhou nessas viagens e que já não está entre nós fisicamente da maneira que estava.
Com ele fiz esta viagem, a lembrar-me de todos os momentos mágicos que passámos na travessia do tejo.
Qual maquina fotografia, qual video... é na cabeça que guardamos todos os momentos marcantes, e quando menos esperamos eles saiem sem aviso prévio.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

ÁGUA!!

E porque com este calor só penso em água, seja ela de mar, piscina ou banheira...
resolvi mudar o header :))
a minha cabeça hoje está quente demais para pensar em mais coisas (além das 1001 do trabalho)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

BRUNA (IR)REAL


A senhora professora foi suspensa das suas actividades!!
Passo a explicar, Bruna Real era professora em Mirandela e era responsável pelas actividades extra-curriculares na escola da Torre de Dona Chama. Aproveitou os seus dotes fisicos para fazer uma produção (diga-se que bastante má) para a playboy. Até aqui tudo bem... o mais estranho é que depois de a revista sair e as fotos circularem na escola a Bruna foi suspensa de dar aulas, em grande parte devido à pressão que os educadores de infância fizeram junto da escola, e passaram-na para o arquivo.
Num país onde os professores não conseguem cativar os alunos, onde muitos deles não têm capacidades para ensinar, não era de aproveitar a Bruna para meter os alunos colados às cadeiras da sala de aula??? haveria maior motivação para os alunos de Mirandela terem uma playmate como professora e com isso até conseguirem aprender qualquer coisa??
Haver professores que são padres e tentarem impingir a religião durante as aulas é permitido (já me aconteceu), ter perfeitos idiotas com menos conhecimentos que os alunos a ensinar é permitido (já me aconteceu), ter professores senis que já deviam estar reformados é permitido (já me aconteceu), ter professores que chegam ás aulas ás 8h da manhã todos cheirados de cocaina é permitido (já me aconteceu), ter professores com acusações de pedófilia a ensinar é permitido (nunca me aconteceu), mas ter uma playmate como professora não é permitido.
O que não deveria ser permitido é que trabalhadores da função pública como a Bruna estivessem a recibos verdes!! mas isso é outra história que já não lhes dá jeito contar.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

LX OPEN DAY


Gosto do open day do lx factory. E acho que fazem falta mais coisas destas por cá.
Bom ambiente e algumas surpresas pelo meio. Exposições concertos e afins:)
até logo...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

GAFFES

Para descomprimir desta tanga do papa, do aumento do IVA e etc... só mesmo dar umas risadas.
Fica aqui um apanhado de gaffes da televisão, todos erram, nada de estranho nisso, a única coisa que achei verdadeiramente estranha, foi constatar que a Manuela Moura Guedes já teve uma cara normal!! :|

terça-feira, 11 de maio de 2010

O OVNI DE FÁTIMA


[…] nenhum testemunho é suficiente para demonstrar um milagre, a não ser que o testemunho seja de natureza tal que a sua falsidade seja mais milagrosa do que o facto que tenta demonstrar.
David Hume, «Dos Milagres» (1748)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

QUEM PAPA ISTO?


É certo que não sou católico, mais que certo que me estou literalmente a borrifar para a igreja, padres, freias e afins... Mais certo ainda é que acho a religião uma hipocrisia pegada, mas nem é por razões pessoais que me sinto enganado.
Acho bem que as pessoas tenham as suas crenças, valores, religiões. Acho bem que o papa venha visitar os fieis e fazer milagres, mas porque carga de água eu e outros tantos que não temos nada a ver com isso temos de pagar a visita dele????
Portugal é um estado laico, que é um estado que é oficialmente neutro em relação a questões religiosas, não apoia nem se opõe a nenhuma religião. Diz-se também que um estado laico não deve dar preferência a individuos de certa religião.
Então alguém me consegue explicar porque carga de água, nós contribuintes (religiosos ou não), temos de pagar (e não deve ser pouco) a vinda do papa?? Será que é pelo papa ser um chefe de estado? se assim é, então porque razão é que não há tolerância de ponto quando somos visitados por outros chefes de estado?? Faz-me confusão isto tudo, faz-me confusão como é que a igreja católica (neste caso) que é tão boazinha não doa dinheiro aos pobres e desfavorecidos e ao contrário disso vem gastar milhares de euros para passear sua santidade, faz-me confusão que tenham tectos de ouro e continuem a deixar crianças a morrer à fome, faz-me confusão que sejam contra o aborto e o preservativo e depois andem a comer criancinhas, e sim esses mesmos pedófilos ainda levam o perdão do papa!!! Faz-me confusão que não divulguem os custos da vinda do papa, e que ainda lhe ofereçam uma joia espectacular em coral, ouro e mais não sei o quê... já agora, porque é que o papa quer uma jóia? torneiras de ouro? roupas bordadas a ouro? não são eles (padres pelo menos), que devem distanciar-se das riquezas materiais?
Igualmente confuso são as intrujices do Sócrates, os escandalos, os diplomas tirados ao fim de semana etc etc... mas agora entendo, será a politica muito diferente da religião? ou até mesmo do futebol? Eu diria que só mudam as moscas, porque a merda é literalmente a mesma!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

REGRESSO ÁS AULAS


Passados 11 anos, lá estou eu de novo numa sala de aula, e ironicamente tenho como companheiro de carteira, um ex-colega do secundário:)))
Não estou a tirar nenhuma pós-graduação nem mestrado, estou a tirar um curso de photojornalismo leccionado pelo meu pai.
A minha mãe foi professora durante dezenas de anos, e eu sempre imaginei como seria ter um pai como professor. A primeira experiência foi boa, e foi bom perceber que numa turma de 15 alunos, onde quase ninguém trabalha na área, todos têm bons conhecimentos da história da fotografia e dos seus mestres.
O ambiente é descontraido e dá gosto debater assuntos de interesse geral, seja a manipulação das fotos, a encenação, o reenquadramento.
Muitas das coisas ditas lá, ouço-as ha uns 30 anos, não fosse o professor o meu pai, mas numa sala de aula a atenção é maior e os resultados mais famosos. Sorte a dele que eu cresci, e com certeza não lhe vou infernizar a vida, tal como fiz a muitos professores durante o meu processo de aprendizagem:))))

quinta-feira, 6 de maio de 2010

ZX SEPCTRUM 48K



48K??? ehehhehhehe, nos dias que correm 48k fazem-me rir, é praticamente metade do peso desta foto que aqui meti:)
Mas eram esses mesmos 48k que me deixavam agarrados ao computador zx spectrum e ao gravador "computone" durante a minha infância.
Houve um jogo no qual me viciei, era o chuckie egg, um homenzinho tinha de apanhar ovos em diferentes plataformas. Pensei que nunca mais o fosse jogar, até que hoje recebo um mail com um link, onde se podem jogar todos os jogos do spectrum!!
Só faltava ter de escrever LOAD"" para ser completo:))))
divirtam-se aqui

quarta-feira, 5 de maio de 2010

IO VESPA TU JANE!


Descobri estes filmes que tinha aqui num cd e tenho que partilhar!
Digam o que disserem, gostem ou não gostem de carros e motas, há veículos que marcaram e marcam a evolução da espécie:)
Porsche 911, VW carocha, Mini cooper, 2 cavalos... e a VESPA, são icones sem os quais nada seria o mesmo. O design destes bicharocos é único, tal como a sensação de os conduzir, que o diga quem já teve esse prazer.
Quem não teve, provavelmente não sabe o que perde:)
video video

terça-feira, 4 de maio de 2010

MARGEM SUL!!


Selva de asfalto, onde se fazem assaltos...
Este clip está genial, embora tenha um tom de comédia, a letra está excelente, a intrepertação do unas e da diana também, o clip idem...
Vale a pena ver até ao fim.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

VOLCOM PARTY

Não é por ser da familia que puxo a brasa à minha sardinha. Mas não há dúvida que as festas da volcom são únicas!! Boa disposição, alcool, música e muita palhaçada fazem sempre parte da festa.
Deve ser das poucas marcas onde oferecem coisas e em troca só pedem boa disposição.
A noite foi animada muito por culpa das bisnagas, que dão sempre azo a umas boas guerras, mesmo pessoas inocentes foram atingidas, o que ainda apimenta mais a festa.
Aguardo pela próxima:)