segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FACTURA SE FAZ FAVOR...


Tenho por hábito pedir sempre factura em todas as compras que faço.
Faço-o porque acho que assim cumpro um dos meus deveres civicos. Faço-o porque me cobram o IVA quer a peça ou não, e eu sinceramente não estou para oferecer IVA. Quando me perguntam se quero factura, repondo sempre, cobra IVA? Os comerciantes ficam sempre meio sem resposta, e dizem que sim, então quero factura respondo eu, OBVIAMENTE.
É uma atitude meio egoista, meio com consciência que todos as devemos pedir (as facturas), pois na verdade se não me cobrarem o IVA em contas que não posso meter na empresa, preferia sem factura, pois a minha vontade de ajudar um Estado que só me chula todos os dias, começa a ser muito pouca.
Agora o que eu não percebo é como é que este gorverno adopta uma medida, que multa quem não pede factura?!?!?! Não seria mais lógico multar quem não as passa??? Ou quem foge ao fisco (olá socrates)
A mim já me aconteceu, depois de beber 3 caipirinhas num bar (não foi alucinação, estava sóbrio ainda), pedir uma factura (cerca de 15€), e o dono do bar, que conhecia a minha mãe há 20 anos, me dizer "qual é a tua?? estás a arranjar problemas porquê???" eu não queria nem acreditar!! até que lhe expliquei, "desculpa mas a mim dá-me jeito ter facturas para meter como despesas de representação na empresa" ao que ele me diz... "não arranjes merda, estamos muito ocupados, não te podemos passar factura". Retirei-me pois não valia mesmo a pena insistir no assunto, e mais valia ir gozar o efeito das ditas caipirinhas.
Se fosse hoje, não sairia de lá sem a bem dita factura, não estivesse a GNR à porta para me aplicar a mal dita coima.
Cuidado! "eles andem aí"

Sem comentários: