quinta-feira, 17 de junho de 2010

OS FOTÓGRAFOS DA NATIONAL GEOGRAPHIC

Vi ontem na aula de fotojornalismo um documentário sobre os fotógrafos da National Geographic, sim aqueles que pensamos que estão sempre a viajar para sitios lindos e que têm a melhor vida do mundo. Bem... na verdade estão sempre a viajar para sitios lindos, a questão é se haverá muita gente a querer sentir essa beleza na pele.
Os protagonistas do filme são os fotógrafos mundialmente famosos, tais como Steve McCurry (que fez a fotografia da miuda afegã), David Doubilet (fez a famosa foto das barracudas), Michael Nichols (que fotografou Jane goodall com os chimpanzés) entre muitos outros igualmente execelentes fotógrafos.
Além das imagens brutais, o que mais me marcou neste documentário, foi o método de trabalho deles, ao contrário do que muitos pensam, é um trabalho em que o tempo para fotografar é muito reduzido, a maior parte do tempo é gasto em pesquisa, persistência, procura, caminhadas, assuntos burocráticos (vistos, vacinas e afins). Um dos fotógrafos já apanhou malária por 12 vezes, e a certa altura do filme aparece com a cara completamente cheia de mosquitos, de tal maneira que ele quase nem conseguia fotografar. O carregar das tele-objectivas também "não é para meninos", pois andar com uma 300 2.8 pela selva tem muito que se lhe diga.
David Doubilet explica que fotografar debaixo de água (pelo menos em 95), exigia que ele levasse pelo menos 3/4 máquinas em cada descida. A impossibilidade de trocar rolos e a necessidade de ter 3 objectivas diferentes assim o exigia.
O trabalho deles é incrivel e aconselho vivamente verem o documentário, não encontro o trailer para meter aqui.
Gostei da postura da National Geographic, que respeita a visão dos seus fotógrafos, não adulterando as suas imagens como querem (era tão bom que funcionassem todos assim em portugal), escolhem o fotógrafo que eles acham melhor se adequar ao trabalho (que sonho).
Resumidamente, este documentário, diz para quem quer ver e ouvir, que sem trabalho não se vai lá, tenha-se talento ou não!! O trabalho e o querer está na base de tudo, e nem sempre o resultado que nós vemos foi fácil de conseguir. Por isso, nunca digam que estar na praia a fotografar Surf é como estar de férias, é trabalho como outro qualquer, com a diferença que ás vezes viajamos... Mas não se enganem, é trabalho, e às vezes doi!! :))))

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do teu post, adoro as fotogrias do national geographic e aqui fica o meu profundoooo agradecimento ao trabalho destes fotografos que permitem que tenhamos das visões mais fantasticas e brutais do nosso planeta lindissimo, com uma diversidade estonteante. fico parva todos os dias descobrimos algo novo! e será assim para sempre, é demais!
obrigado fotografos!
é um trabalho divino!
beijinhos
Ines

CAP CRÉUS disse...

Boas,

Faço minhas as palavras da Inês (espero que com a permissão dela).
Pergunta: É este o documentário? Deve estar à venda por aí, não?
Abraço

Nuno Sousa disse...

Conheço o documentário de que falas e de facto, há aspectos da vida dos fotografos que nem nos passam pela cabeça. Mas tudo isso acaba por fazer deles melhores fotografos. Não se pode retratar um ambiente que não se conheça muito bem.