segunda-feira, 5 de março de 2012

RIP REMI OCHLIK


Quando no sábado recebo por sms o seguinte url, ochlik.com e entrei na página de Remi Ochlik, fiquei vidrado nas imagens.
Fui ver quem era, e reparei que tinha apenas 29 anos, e que em 2004 com apenas 20 anos já andava no Haiti a fotografar os conflictos com o Presidente Jean-Bertrand Aristide.
Pensei, "cum caraças tão puto e já com tanto andamento de guerra".
Passei pelas outras galerias dele, igualmente boas, e onde se nota uma evolução no seu trabalho. Andei por ali a explorar as fotos. Por um lado apetecia-me ter estado em muitos daqueles sitios, perigosos mas incrivelmente fotogénicos. Por outro pensava no perigo que ali está em cada uma daquelas fotos. Outro pensamento me veio à cabeça "será que este puto não tem medo?!?!"...
Entre pensamentos e fotografias, enviei um sms de agradecimento à pessoa que me deu o Url da página dele a dizer "muito bom!". A resposta dela foi... "um dos jornalistas que morreu há dias na Siria".
Mesmo sem o conhecer, senti aquele vazio estranho, estava longe do que lhe tinha acontecido, mas estava tão perto do trabalho dele que parecia que o conhecia.
Descansa em paz, e acima de tudo muito opbrigado por deixares este belissimo trabalho connosco.

4 comentários:

Marco C. disse...

impressionante o trabalho dele. já conhecia algumas coisas mas nunca tha visitado a página dele.

CAP CRÉUS disse...

São 29 anos porra!
29! Faz-me muita confusão a leveza com que se matam as pessoas. O gajo da Siria faz o que lhe apetece e ninguém quer fazer nada. Tivesse ele petróleo e queria ver.
Lamento muito pelo Remi Ochlik e pela familia.
E claro, os putos que andam a morrer há mais de 15 dias :-(

Miguel A. Lopes disse...

Sei o que sentiste pois foi exactamente o que senti quando soube da morte de Tim Hetherington que morreu da mesma maneira nos conflitos na Libia. è estranho, não conhecermos o fotografo pessoalmente mas as suas fotografias nos dizerem tanto que nos dói e nos cria esse vazio como se de um nosso amigo se tratasse.

André carvalho disse...

podes crer miguel!
grande abraço!