segunda-feira, 23 de abril de 2012

A ONDA DA DISCÓRDIA


Esta semana tem sido rica em polémicas em torno de uma onda no Barreiro.
Sim no Barreiro!! Há um surfista, o P1, que surfa esta onda provocada pelos barcos da Transtejo, há uns 10 anos. Guardou este segredo durante muito tempo, e quando percebeu que não havia mais como segurar esta informação, decidiu revelar a sua onda ao mundo.
Eu soube, do que se passava, e era inevitavel... fui lá ver com os meus olhos, e levei o Nicolau Von Rupp comigo. A onda existe sim senhor, não é fácil de perceber onde ela quebra, e sem a preciosa ajuda do localissimo P1, provavelmente nem a teriamos surfado.
O que se passa, é que na altura em que a onda é divulgada, toda a gente quer aparecer. Seja surfista, ou fotógrafo todos querem os créditos. Também isso é legitimo. Ao que parece o pessoal de lá ficou lixado porque quem acabou por ter protagonismo nos créditos fotográficos e nas filmagens, não foram os locais, que registam aquela onda há mais de um ano. Foi o pessoal de fora que foi lá fazer o trabalho, eu incluido.
Quando lá estive, percebi a potencialidade jornalistica daquilo. É o que se chama um "furo", mas disse ao fotógrafo de lá que não ia enviar para meios nenhuns sem ser a SURF Portugal, e que ele tinha o caminho livre para o fazer. Na verdade ele não o fez.
Não sou apologista de passar por cima seja de quem for, mas é um facto que quando nos deixamos dormir sobre um assunto, alguém nos passa à frente. Resumindo, eu não enviei as fotos para os meios por respeito ao fotógrafo de lá, ele também não enviou, porque achava que o segredo se ia manter, e a LUSA foi lá e fez o seu trabalho de jornalismo.
Agora pouco há a fazer.
Ao mesmo tempo isto mostra um bocado a falta de "garra" profissional que temos por cá. As pessoas esperam que lhes abram as portas, que lhes dêm contactos, que lhes marquem reuniões para apresentar o trabalho. Isso é errado!! o trabalho quando é bom fala por si! Eu sempre que quis vender uma foto, uma história, um artigo, fiz zempre a mesma coisa. Pesquisei no google, o meio que queria contactar, telefonei, enviei mails, levei negas, secas. Umas vezes correu bem, outras correu mal, mas não é isso mesmo a vida?
Habituem-se, pois se não fizermos por nós, e não arrombarmos portas, ninguém o vai fazer!
pic: P1 persegue o barco das 8h20

4 comentários:

T disse...

surfportugal, a especialista em estragar os "secrets" deste país

André carvalho disse...

T, isso é mentira. Os especialistas são normalmente quem lá surfa e faz uploads de tudo para as redes sociais.
Depois, mostrares fotos de um secret, não é o mesmo que o revelar, revelar é dar a direcção dele.
Neste caso, o gajo que o descobriu foi o próprio que quis revelar, e mesmo que saibas lá ir, não o vais conseguir surfar. E chamar "spot" ao barreiro, convinhamos que é preciso muito boa vontade;)

p1 disse...

Esta semana tem sido rica em mostrar a minha cidade! Cidade essa que tantas felicidades me tem trazido ao longo da vida. Uma delas é agora conhecida nacionalmente! E o é porque eu e outros locais o assim quisemos. Porque para além de gostarmos muito da nossa cidade, queremos acima de tudo enaltece-la junto de apaixonados por ela, como nós ou por simples curiosos.
O segredo ao qual te referes, se o quisessemos ter mantido nem tu nem ninguem o tinha descoberto, pois só nós, os que lá surfamos e os utilizadores do barco do barreiro ( é assim que chamamos o barco) conheciam este segredo. E esses há largos anos que o conhecem… e como bem o sabemos não o relevelaram “ao mundo”.
Contudo, há coisas na vida que só fazem sentido quando são partilhadas. Seguindo este princípio decidimos dar a conhecer o nosso pequeno tesouro, por toda a sua magia envolvente. Partilhamos com este e com aquele. E como bons portugueses que somos gostamos de todos aparecer no momento da fotografia. Amigavelmente tiramos a foto de grupo e demos mérito a quem o tinha e a quem de ele se valeu… mas como tu bem o dizes é mesmo assim, “toda a gente quer aparecer”, concordo plenamente!
No entanto, e de certo que concordas agora comigo, há formas e maneiras corretas de todos aparecermos. Uns porque são amigos e ai nem há justificações, outros porque estão a desenvolver o seu trabalho, outros porque foram convidados e restam os que simplesmente apareceram… e o que parecia bom ao inicio torna-se “uma pedra no sapato”.
Infelizmente é sempre assim! Mas o mais importante deste trabalho ( que tem vindo a crescer largamente)é que quem investiu e acredita na essência continua. E não é uma aparição que desfaz ou constroi algo, mas sim o trabalho, o trabalho arduo. E quem é do Barreiro sabe o que isso é…

André carvalho disse...

P1, foi exactamente isso que disse!
Da minha parte só tenho a agradecer o facto de ter sido bem recebido, nada mais.
Boas ondas;)