sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A GAIOLA DOURADA


Divertido filme não português, que satiriza a vida dos emigrantes portugueses em França. Já tinha ouvido falar bem do filme, mas curiosamente sempre se referiram ao filme como um filme português, o que na realidade me fazia estranhar tantos elogios. OK, depois de o ver e ler a ficha técnica... percebi que a chave do sucesso do filme era na parte técnica não ter portugueses. Não me levem a mal, não sou anti-patriota, mas a fotografia, a edição e realização estão a anos luz do que se faz cá. Não acho que seja genial, mas é sem dúvida divertido e bem feito, coisa que não sinto no que é feito cá. O último filme Português que vi era o "sangue do meu sangue", filme banalissimo, história banalissima... tudo banal e enfadonho, mas se como se costuma dizer cá na terra.. "para português não está mau". Que na na minha optica é só das piores coisas que se pode dizer. Rita Blanco e Joaquim de Almeida estão muito bem, como aliás era de esperar e não surpreende. As asneiras bem ditas e não aquele tradicional "vai à merda pah", os trejeitos e ditos tipicamente "tugas" trazem veracidade e humor ao filme. É um tema pouco explorado este dos emigrantes e foi uma aposta ganha. Penso que ainda há muito pano para mangas para este tema, que pode ser explorado tanto pelo lado divertido como pelo dramático. Delicioso pormenor das bolinhas massajadoras no banco do condutor do porsche!!

Sem comentários: