quarta-feira, 11 de setembro de 2013

OS SECRET SPOTS


Este post de hoje é inspirado no post da ONFIRE, acerca da nova onda descoberta em Angola. Angola tem provavelmente das melhores ondas de África, diria que melhores que a Namibia, não são de fácil de acesso e muita gente que conhece a sua localização não está disposta a dá-la ao mundo. Cabo Ledo, é a onda mais conhecida e provavelmente nem das melhores ondas é, mas foi a onda dada "à morte" para o mundo ouvir falar de Angola. Nunca vi as ondas Angolanas de gala, mas já tive o previlégio de lá surfar num dia muito divertido, mas longe do clássico, obrigado aos hard locals do "secret" ehehhehheheh. Estes temas de secret spots são sempre muito sensiveis, os locais (serão mesmo locais?) exaltam-se e acham que vão ser invadidos por conquistadores de fora. Se por um lado existe esse risco, por outro é completamente ridiculo esse pensamento quando são os próprios locais a maior parte das vezes a revelar esse segredo ao mundo via redes sociais. No post de hoje da ONFIRE, eles descrevem o que eu já senti na pele duas vezes pelo menos. A ONFIRE fez um artigo há uns anos na ponta da agulha, um suposto secret spot na costa alentejana, onde eu há 18 anos já lá ia ver campeonatos e acampar com o pessoal. Eles levaram na cabeça por terem divulgado um spot de dificil acesso e diga-se de passagem que quem não o conhece não vai lá dar!! A realidade é que hoje eu vou à ponta da agulha e aquilo está cheio de estrangeiros e algumas escolas... Culpa da revista??? hmmmmmmm não me parece. Eu passei por isso quando fui fotografar uma onda que dá muito esporadicamente na nossa costa, fiz um artigo e nunca revelei nomes nem localização. Obviamente caiu-me meio mundo em cima, sem razão acho eu, até porque eu só soube do spot por ter visto no facebook. Resumindo, cada vez é mais complicado guardar estes segredos, porque muitas vezes a necessidade de divulgação e protagonismo dos próprios locais é maior que a de surfar sozinhos... O ridiculo é que muitos dos secrets estão a metros dos picos conhecidos, e só continuam secrets devido à inércia das pessoas darem mais 4 passos e verem além da duna que os protege, e ainda bem. Angola está a ser descoberta e divulgada... Pelo menos que esta revolução seja pacifica..

1 comentário:

Anónimo disse...

"unshared happiness is not happiness". Boris Pasternak in Dr. Zhivago.

"happiness only real when shared" . Christopher McCandless after realizing his soul searching showed him an amazing beauty that did not make him happy. because he died alone without anyone to share it with.