
Umas boas festas. Feliz Natal, muita comida, bebida e por aí fora. Cuidado com o colestrol e com as operações STOP. Beijinhos e abraços!


Após 7 anos a correr a primeira liga do campeonato do mundo de surf, parece que chegou a hora do Saca se retirar, ou de não se conseguir requalificar.
Foram de certeza 7 anos de uma intensidade que nem nos deve passar pela cabeça. Criticado por uns, amado por outros, uma coisa é certa, o Saca abriu a porta de um caminho que provavelmente nenhum português vai conseguir percorrer nos anos mais próximos. Talvez me engane e o Kikas, o Vasco e o Nicolau o vão percorrer mais cedo do que esperamos, mas...
Eu fui dos que critiquei o surf do Saca várias vezes, irritava-me ver ondas com cutbacks do principio ao fim, irritava-me que ele não tentasse evoluir mais, que não tivesse um surf mais progressivo em certas ocasiões. Irritava-me principalmente quando ele tinhas aquelas atitudes de fazer manguitos e mandar vir com toda a gente, quando afinal de contas eu só o queria a ver dar o litro dentro de água.
Criticas à parte, sempre reconheci e reconheço que ele tem um valor que poucos têm. A tenacidade, a força de vontade dele foram sempre enormes. Levou o nome de Portugal para fora, inspirou surfistas mais novos e mais velhos, fez-nos ficar colados ao ecran do monitor noites a fio.
Foi com o Saca que fiz o meu primeiro grande artigo e a primeira capa na Onfire, não fosse ele ter entrado aquele dia na Cave e hoje as coisas poderiam ser bem diferentes.
Vou ter saudades de ver a bandeira protuguesa num WCT, mas a verdade é que as prioridades na nossa vida vão-se alterando e acredito que a prioridade do Saca depois de quase 20 anos a competir seja outra.
Da minha parte, enquanto fotógrafo e surfista, Obrigado!!
























Depois de a fuji X100 me ter conquistado com os seus defeitos (auto-focus às vezes impreciso e um foco manual que não existe), eis que dei por mim a flirtar com a Fuji XT1... A filosofia é a mesma, embora tenha a grande vantagem de ter lentes intermutáveis, um auto focus rápido e preciso e uma acessibilidade de menus excelente. Como contra eu tinha apenas o facto do visor ser electrónico, contra esse que ficou de fora quando a experimentei. O visor é incrível e esquecemo-nos rapidamente que é electrónico. A máquina é super leve e é resistente à chuva e está na boa até 10º negativos. A resistência à chuva deixou-me empolgado, adoro fotografar à chuva e embora as minhas máquinas se tenham habituado a umas molhas, nunca se sabe quando vão ficar doentes.
Comprei então a XT1 com o kit básico, a 18-135mm. Não é uma lente que me fascine muito pois não sou grande adepto de zoom, mas se queria viajar sem o peso das canon e respectiva 70x200, tinha mesmo de arranjar uma solução em conta (€€) para ter alguma flexibilidade. Testei a máquina nos últimos 4 dias, em pequenos intervalos de tempo livre. Não deu para muito mas deu para perceber que foi um bom investimento. A lente é rápida QB e tem uma boa imagem, a máquina é rápida e dá um grande gozo fotografar com ela, a chuva... bem a chuva não entra mesmo pois fiz questão de testar a vertente anfíbia da máquina e está aprovada. Até aos 3200 ISO o ruído é bastante aceitável, a partir daí aumenta um pouco mas mesmo a 6500 ISo é utilizável.
Não acho que tenha tanta qualidade como a 6D, nem que seja tão rápida, mas a filosofia é diferente. A verdade é que não sendo em trabalho, viajar com a canon e respectivo kit de lentes, começa a tornar-se pesado, pouco discreto e nada prático.
Tirando as viagens de surf, que é incontornável levar a 6D e a 7D, mais 70x20, 300 2.8 e por aí fora, o que me dá mesmo gozo fotografar é a rua e as suas pessoas. Eu já quase só usava a X100 e embora adore a 23mm 2.0 (equivalente a uma 35mm) às vezes fazia-me falta um pouco mais ou menos de lente. Gosto de passar despercebido, coisa impossível com um corpo canon na mão, mas perfeitamente possível com uma ou duas fuji ao ombro.
Aguardo agora a chegada da 35mmm 1.4 (equivalente a uma 53mm) para aumentar um pouco a família Fuji e poder deixar a zoom de lado. Resumindo, a Fuji está na luta com as DSLR e não se deixa vencer facilmente. É uma excelente alternativa para quem está a começar a comprar material ou mesmo para quem esteja disposto a mudar de marca. Eu passei a ter duas malas prontas para partirem, uma mala Canon e uma mala Fuji, sendo certo que em viagens de lazer ou que não tenham a obrigatoriedade de carregar com a 300mm 2.8, dificilmente a mala Canon vai passear tão cedo.
Todas as fotografias foram tiradas com a 18-135mm com iso entre 800 e 6400.







Ainda não conhecem os desenhos do Diogo Rebelo? pois deviam...
Carregados de humor e com um traço próprio vão estar expostos na Blood Brothers sábado a partir das 18h.
Aproveitem para lá passar, curtir a exposição e comprar uns desenhos para alegrarem as paredes de vossa casa. Eu só não compro porque arranjei maneira de trocar um por uma fotografia:) Enfim, bom negócio para nós os dois!!
Ponham também os olhos na mega exposição de skates que embelezam as paredes do espaço no Lx Factory.
Ouvi falar numas surpresas mas não vou divulgar, têm de ver por vocês próprios.
Sábado a partir das 18h, a não perder!!











Estava neste fim de semana a pensar em escrever um post sobre o a queda do muro de Berlim. Entretanto lembrei-me que tenho as fotos arquivadas num disco externo e que não estava com muita vontade de o ir buscar, mas... eis que me lembrei que já tinha feito um post sobre o muro há uns anos atrás... Bingo! Foi o meu primeiro post neste blog. Ou seja este blog nasceu, fez precisamente ontem 5 anos!! Não deixa de ter piada, pois quando criamos e alimentamos um blog, há um muro em nós que também acaba por cair. Ficamos mais expostos, criamos inimizades mas também conhecemos pessoas que se identificam com a nossa maneira de pensar. Este blog nasceu sem pretensão de nada, apenas divulgar umas fotografias de vez em quando e mandar uma ou outra laracha. Curiosamente o post inaugural foi com fotografias que fiz na última viagem em que tive a minha mãe como companhia, a partir daqui viajamos juntos apenas em pensamento. Até à data tem 1031 mensagens publicadas, 1356 comentários e 330810 visualizações de páginas.
Não é bom nem mau, mas é o que é. Aos que seguem, partilham e gostam muito obrigado!! Aos que não gostam nem se identificam, temos pena, faz parte e vão-me aturar mais uns tempos.
Fica aqui um tributo a uma vida sem muros, físicos ou não...
Mais fotos de Berlim aqui.