domingo, 23 de novembro de 2014

TESTING FUJI XT1

Depois de a fuji X100 me ter conquistado com os seus defeitos (auto-focus às vezes impreciso e um foco manual que não existe), eis que dei por mim a flirtar com a Fuji XT1... A filosofia é a mesma, embora tenha a grande vantagem de ter lentes intermutáveis, um auto focus rápido e preciso e uma acessibilidade de menus excelente. Como contra eu tinha apenas o facto do visor ser electrónico, contra esse que ficou de fora quando a experimentei. O visor é incrível e esquecemo-nos rapidamente que é electrónico. A máquina é super leve e é resistente à chuva e está na boa até 10º negativos. A resistência à chuva deixou-me empolgado, adoro fotografar à chuva e embora as minhas máquinas se tenham habituado a umas molhas, nunca se sabe quando vão ficar doentes. Comprei então a XT1 com o kit básico, a 18-135mm. Não é uma lente que me fascine muito pois não sou grande adepto de zoom, mas se queria viajar sem o peso das canon e respectiva 70x200, tinha mesmo de arranjar uma solução em conta (€€) para ter alguma flexibilidade. Testei a máquina nos últimos 4 dias, em pequenos intervalos de tempo livre. Não deu para muito mas deu para perceber que foi um bom investimento. A lente é rápida QB e tem uma boa imagem, a máquina é rápida e dá um grande gozo fotografar com ela, a chuva... bem a chuva não entra mesmo pois fiz questão de testar a vertente anfíbia da máquina e está aprovada. Até aos 3200 ISO o ruído é bastante aceitável, a partir daí aumenta um pouco mas mesmo a 6500 ISo é utilizável. Não acho que tenha tanta qualidade como a 6D, nem que seja tão rápida, mas a filosofia é diferente. A verdade é que não sendo em trabalho, viajar com a canon e respectivo kit de lentes, começa a tornar-se pesado, pouco discreto e nada prático. Tirando as viagens de surf, que é incontornável levar a 6D e a 7D, mais 70x20, 300 2.8 e por aí fora, o que me dá mesmo gozo fotografar é a rua e as suas pessoas. Eu já quase só usava a X100 e embora adore a 23mm 2.0 (equivalente a uma 35mm) às vezes fazia-me falta um pouco mais ou menos de lente. Gosto de passar despercebido, coisa impossível com um corpo canon na mão, mas perfeitamente possível com uma ou duas fuji ao ombro. Aguardo agora a chegada da 35mmm 1.4 (equivalente a uma 53mm) para aumentar um pouco a família Fuji e poder deixar a zoom de lado. Resumindo, a Fuji está na luta com as DSLR e não se deixa vencer facilmente. É uma excelente alternativa para quem está a começar a comprar material ou mesmo para quem esteja disposto a mudar de marca. Eu passei a ter duas malas prontas para partirem, uma mala Canon e uma mala Fuji, sendo certo que em viagens de lazer ou que não tenham a obrigatoriedade de carregar com a 300mm 2.8, dificilmente a mala Canon vai passear tão cedo. Todas as fotografias foram tiradas com a 18-135mm com iso entre 800 e 6400.

Sem comentários: