quinta-feira, 16 de abril de 2015

A TAP


Nunca escrevi nada sobre a TAP até porque nunca tive nada a dizer, nem bem nem mal enquanto companhia aérea. Viajo na TAP como viajo em qualquer companhia, não sou patriota ao ponto de escolher uma companhia por ser Portuguesa, pelo contrário, deixo de a escolher quando me presta um mau serviço. Por exemplo, não viajo na Ibéria porque são uns grandes chulos e chegam a levar 300€ por prancha de surf em cada trajecto. Fora isso, desde que seja segura e confortável estou lá. Se não for confortável que ao menos seja muito barata, tipo Rayanair que nos leva e traz ao Porto por 6€. No entanto, esta segunda feira apanhei um avião da TAP no Panamá em direcção a Lisboa. Estamos a falar de uma viagem de 9h, onde o conforto e algumas comodidades são incontornáveis, principalmente não se tratando de uma companhia low coast!! Além das habituais confusões por excesso de passageiros (30 a mais para os lugares disponíveis) e consequente atraso, reparei que muito mais de 50% das televisões (que já eram ridiculamente pequenas) não funcionavam. Tudo bem que podemos sacar do nosso livro e ler, mas durante 9 horas? não há olho que resista. Os bancos do avião, deviam ter décadas. A julgar pela sua dureza e tamanho deviam ser do tempo em que as pessoas tinham 1,50m e eu sou um gajo baixo! As hospedeiras com um nariz empinado que quase batia no tecto do avião, ao ponto de gentilmente as chamar a 1 metro de mim e não responderem sequer, visto que o seu trajecto acabava a 3 cadeiras de onde eu estava sentado. Se calhar ainda vinham a pensar nas férias que tiveram no Panamá... É que caso não saibam são 5 dias de escala forçada num bom hotel qualquer da cidade do Panamá, a ganharem ao dia e ainda a se poderem acompanhar por um amigo ou amiga. Vá lá... todos gostamos de viajar com amigos, mas sendo a TAP uma empresa do estado com prejuízos brutais não seria sensato diminuir custos e algumas regalias? Não me choca, até porque já me tocou, fazerem upgrades para executiva quando há lugares livres, mas estadias de uma semana para estarem de férias? Estou-me um bocado nas tintas para se a TAP é vendida ou não, mas custa-me saber que uma empresa que acumula dividas ao estado não faça o mínimo para contrariar essa tendência. Que não se esforce para deixar os seus clientes satisfeitos e que não reduza as estadias da tripulação. Parece-me que 5 dias é excessivo para recuperar de uma viagem e talvez se poupassem nessas pequeninas coisas, poderiam ter mais conforto para oferecer aos passageiros. Ou no mínimo que as hospedeiras deixassem a prepotência de lado e viessem falar connosco com uma disposição de quem esteve uma semanita a apanhar praia. Tenho muitos bons amigos e amigas que trabalham na TAP, isto não é um ataque aos trabalhadores da TAP, mas o justo acaba por pagar pelo pecador. Esta viagem foi vergonhosa em tudo. No tratamento aos passageiros por parte da tripulação, no conforto do avião, na desorganização total que se fazia sentir a bordo. Já na viagem Lisboa - Bogotá uma semana antes, tudo correu bem num avião bastante confortável com uma simpática tripulação a bordo. Posso ter tido azar, mas quando se tem uma profissão que é servir e não ser servido, há falhas que não se pode ter. Ninguém vai a um restaurante caro para ser mal servido, certo? ps: se calhar os passageiros deviam fazer greve à TAP a ver se melhoram os serviços ;)

Sem comentários: