domingo, 19 de dezembro de 2010

OS SINAIS DE TRÂNSITO


Há um tempo atrás falava com um amigo meu sobre quem teria sido o designer dos sinais de trânsito. Quem teria escolhido a fonte, as cores, os pictogramas...
Foi uma coisa que sempre me deixou curioso, afinal de contas é dos trabalhos de design que mais visibilidade e utilidade tem.
Estava eu entretido a ver o top gear (programa de tv que testa carros, mas uma coisa à séria, nada daquela fajutice que o Paulo Camacho fazia), quando um dos test drivers vai buscar uma senhora de seu nome Margaret.
Pois essa senhora é nada mais nada menos que a designer que desenhou todos os sinais de trânsito em Inglaterra. Foi engraçado ouvi-la a explicar o porquê das suas decisões.
As palavras começam com letra maiúscula e as seguintes são minúsculas porque ao contrário do que se possa pensar nós gravamos gráficamente as palavras, ou seja, decoramos a sua forma. Na altura esta decisão deixou os responsáveis pelo trânsito um bocado na dúvida, mas acataram a decisão dela (cá não seria assim certamente).
A fonte utilizada, foi desenhada de raíz por ela e chama-se "transporte", e o sinal das crianças a atravessarem a rua, onde está uma miuda a puxar pela mão um rapaz, é ela própria que é a tal miuda.
Cá não sei quem desenhou os nossos sinais, mas suponho que ou os importámos, ou então foram adjudicados a algum parente de um ministro da altura:)

Sem comentários: