

mas que toda a gente diz!! :)





Está live neste momento um dos campeonatos mais carismáticos de surf.
Este é um daqueles campeonatos que eu tinha gravado em cassetes de VHS e revia vezes sem conta até a fita já não dar quase para ver. Em 2012 parti para a Califórnia, numa de descoberta. Aluguei um carro e fiz de S. Francisco a San Diego sempre junto ao mar. Embora muitos sitios me tivessem inspirado na minha juventude, Huntington era o sitio que mais curiosidade me dava de ver ao vivo. Cheguei a Huntington bem cedinho, as ondas estavam clássicas, o crowd assustador e o lifestyle não me decepcionou nem um bocadinho. Aliás, a Califórnia é tal e qual os filmes, sem tirar nem pôr. Depois de bater umas chapas junto ao mitico pontão, estava longe de imaginar as ondas que apanhei a seguir. Tive a sorte de ter lá a viver o meu amigo Joe veselko, que melevou 2 km a sul e onde surfámos sózinhos... Faz lembrar alguma coisa? A mim faz-me lembrar que se a manada está toda num spot, provavelmente há outro pertinho sem ninguém ;)







Conheci o Diogo em 2008, eu tinha acabado de chegar à VOLCOM e o Diogo também lá estava há pouco tempo. Tinha uns 14 anos e era um puto aspirante a competidor, como a maior parte dos putos de hoje em dia. Sim aqueles que não vão para a água curtir, mas treinar, talvez em busca de um lugar nos pódios que cada vez mais é mais complicado de conquistar.
O Diogo acabou por sair da VOLCOM um ou dois anos mais tarde e embora não tivesse acompanhado tão de perto o percurso dele, fui assistindo à sua evolução entre surfadas que nos encontrávamos dentro de água e uma ou outra sessão de fotos.
O Diogo cresceu, redireccionou o seu caminho e acho que percebeu que a competição não era definitivamente o seu caminho. Acabou por apontar o seu talento, que não é pouco, para um lado mais experimental. O pai dele voltou a shapear e ele começou. Teve na Austrália, refinou a linha de surf e acabou por ocupar um espaço que há muito tempo eu sentia que estava vazio em Portugal. Um espaço que tem as medidas do Diogo, o de freesurfer que gosta de experimentar pranchas novas, que manda aéreos, carves, que faz longboard, que surfa de shortboard, que tem estilo e linha de onda. O novo video dele na minha opinião espelha bem o surf dele e a irreverência que vem fazendo muita falta na comunidade surfistica. No video o Diogo aparece a fumar, se é politicamente correcto? não é... Se é educativo? não é... se é um bom exemplo? não é... e então?? who cares??? o surf está todo lá, o feeling também. E o cigarrito... bem, admito que me dá um certo gozo ver, porque na minha modesta opinião a coisa que sempre gostei nos surfistas de antigamente, era estarem literalmente a cagar-se para o que os outros pensavam. Estamos aqui para surfar, para curtir e o resto são detalhes que para nós pouco ou nada interessam.
Além do mais o cigarro é fotogénico à brava :)
fotos: Hossegor 2008

Enquanto por cá levam a julgamento um artista que meteu a bandeira na forca (mas não levam os que metem o país na forca), no japão prenderam uma artista que reproduziu a sua vagina em 3D, e dela fez uma canoa, conhecido como pussy boat.
Cá como lá a metalidade é mesquinha, a única diferença é que lá as penas são mesmo pesadas.
Quanto ao pussy boat, esperemos que meta água, para a reprodução ser fiel :)






















