segunda-feira, 14 de julho de 2014

A MAIS VELHA PROFISSÃO DO MUNDO


Curioso que a mais velha profissão do mundo, seja também das menos exploradas jornalisticamente e fotográficamente. Já todos ouvimos milhares de histórias de toxicodependentes, sabemos como é o processo, como ressacam, como arranjam dinheiro, como injectam ou consomem as drogas. Na prostituição, não me lembro de ver alguma peça (pode haver) onde se vá mais fundo (calma, não no sentido literal) no desempenho da profissão. Das prostitutas de luxo, às de rua, deve haver histórias incriveis para explorar. Os sentimentos, os cheiros, a empatia com os clientes ou a falta dela. O que não deve faltar é assunto. Normalmente as coisas que vejo são quase sempre sobre a razão que leva mulheres a prostituirem-se e nunca sobre o próprio acto da prostituição. Há muitos anos, cerca de 20, eu tinha uma máquina de filmar video 8 e juntamente com 2 amigos fizemos uma série de "entrevistas" às prostitutas que paravam em monsanto. Um de nós ia no porta bagagens do carro, a máquina na chapeleira coberta com casacos e o microfone preso ao cinto de segurança. Claro que correu tudo bem nas primeiras 3 entrevistas, à quarta a senhora olhou para o fundo do carro, seguiu o suspeito fio do microfone que dava até pertinho da minha orelha e num ápice percebeu a jogada. Ao aperceber-se disso, abriu a porta e nós arrancámos à pressa com a porta aberta. Eram filmagens inofensivas e que apenas tinham o intuito de descobrir o que ia naquelas vidas não era uma cena javarda. Lembrei-me disto porque vi o site do Txema Salvans, que fez um livro chamado "the waiting game", onde tem uma colecção de fotografias de prostitutas à espera dos seus clientes. As fotografias são sempre tiradas de longe, o que nos mostra o vazio onde elas estão. Eu diria que a solidão toma conta das fotos. Não acho as fotografias fora de série, mas acho o tema interessante. Eu teria explorado de outra maneira, mas eu sou eu. Seja como for vale a pena perder uns minutos a olhar para as fotos da profissão mais antiga do mundo.

Sem comentários: