terça-feira, 16 de junho de 2015

SURF PROIBIDO E UM PAÍS SEM NEXO


E eis que proibiram o surf em algumas praias de Aveiro... para (in)segurança dos banhistas. Embora muitas pessoas não tenham noção, os surfistas fazem mais salvamentos por ano do que os nadadores salvadores, que isto fique bem claro. Vigiam mais que os nadadores salvadores e conhecem melhor o mar do que eles. Contra este facto não há argumentos, é a pura das verdades. Por outro lado compreendo que nos dias de verão com milhares de banhistas e centenas de aspirantes a surfistas a coisa se torne complicada, mas a proibição não é a solução. Podem-se criar zonas na praia para todos conviverem pacificamente. Este excesso de zelo, mais uma vez é sempre aplicada aos mesmos, por acaso alguém se lembra de proibir aquelas canoas que vão apanhar ondas e que na maior parte das vezes não se conseguem desviar de ninguém, ou proibir o kite surf que geralmente são manobrados por uns idiotas que não têm o mínimo de controle nas pranchas nem têm o bom senso para perceber que andam a cms de magoar alguém seriamente? Isto não é um país, é uma anedota. É uma anedota que se aproveita do surf para erguer a bandeira do turismo mas que não cria condições aos surfistas (ex: duches e segurança), é uma anedota que proíbe o surf com um patrocinador que também patrocina campeonatos de surf. É uma anedota que quando vir os banhistas a irem-se nos agueiros vai querer voltar atrás na decisão e já é tarde demais. Nós acabamos por ser também uma anedota, porque acreditamos que estão todos aí para nos ajudar, o que é uma grande mentira. Nunca vamos ser ajudados por alguém que não sabe o que é dormir salgado depois de um dia de surf, nunca vamos ser ajudados por alguém que não sabe o que é vestir um par de meias com areia nos pés e chegar à cama e ainda estarem restos de areia do dia anterior. E para quem não percebe isto, eu explico... Não tem a ver com higiene, tem a ver com a areia se entranhar em tudo o que é sitio e nós simplesmente não nos preocuparmos com isso. Porquê? porque há coisas mais importantes na vida, como por exemplo.. quinta feira voltar a dar umas ondas ;)

10 comentários:

João Pedro disse...

Boa tarde André, além do que referiste, mais uma ironia é que a marca de uma seguradora que aparece no cartaz de Proibição seja a mesma que patrocina o Caparica Pro e outros grandes eventos associados ao Surf...pois.

Filipe Antolin Teixeira disse...

Infelizmente o surf hoje só serve para alguns políticos caçarem votos com eventos à noite, ou festas de gala. A FPS é uma anedota na defesa do surf. Os pros são uma anedota na defesa da modalidade.

Anónimo disse...

Bravo!

windguru disse...

Quinta tá flat...

Anónimo disse...

"...ou proibir o kite surf que geralmente são manobrados por uns idiotas..." não te exaltaste um pouco? De resto tens toda a razão no q dizes!

André carvalho disse...

Anónimo... tens razão, exaltei:)
Mas se soubesses os cagaços que já apanhei a remar para fora e ter gajos a passar a abrir a dois palmos da cabeça... :)

Abraço

Anónimo disse...

Adoro a tua escrita ! ... ( Sei que não é um comentário nada profundo da minha parte mas é sincero.)

André carvalho disse...

Anónimo (2) ou será o 1?
obrigado

Ricardo Duarte disse...

[ Anónimo disse...
Adoro a tua escrita ! ... ( Sei que não é um comentário nada profundo da minha parte mas é sincero.)]
Sou o Anónimo 3. =) ... Mas gosto mesmo de passar aqui pelo teu blog! Ver fotografia de qualidade acompanhada de um texto bem escrito. Já agora, aproveito a oportunidade para te parabenizar pelo título de Foto do ano nos Surf Awards da KIA pela Surf Portugal. Abraço.

André carvalho disse...

ahahahha, um abraço 3!! obrigado :)