terça-feira, 8 de setembro de 2015

TAXISTAS VS UBER


Mas olha para o que lhes deu agora... Manifestações contra a Uber porque supostamente é ilegal, pedradas nos TUK-TUK porque são concorrência e nós a irmos na conversa! Sem nenhuma ofensa directa, até porque há raras excepções, se há classe que não me merece respeito algum são os taxistas! Porquê perguntam vocês? talvez porque regra geral (volto a frisar que há excepções) são uns mal educados do pior, não têm o mínimo de respeito pelos outros condutores, menos ainda pelas motas. Estão sempre à procura da banhada certa, principalmente no aeroporto (sim, já me tentaram enganar mas tiveram azar), conduzem mal e porcamente e quase sempre em contra relógio, irónicamente muitos deles fazem ilegalidades, como conduzir umas 14 ou 20h seguidas sem descanso. Os taxis são uma javardice, os taxistas carrancudos. Estão longe de serem baratos e mais longe ainda de virem a ser uma classe respeitada pela maioria das pessoas civilizadas. Queixam-se da concorrência desleal... ahahhahahaha mas os fogareiros acordaram agora para a vida? Concorrência desleal temos todos, já imaginaram o que era  começar à pedrada aos fotógrafos que fazem casamentos por 300€?? ou rebentar com ateliers de design que fazem logótipos por 400€? Mas estão malucos ou quê? Fogareiros, aprendam com a concorrência, acordem para a vida!! instruam-se, limpem a merda dos carros, conduzam devagar porque as ruas não são autódromos, respeitem os outros condutores, deixem de mandar caralhadas a torto e a direito, deixem de beber em serviço e de se cheirarem todos para fazerem turnos uns atrás dos outros, não subam as tarifas no aeroporto, não vão pelo caminho mais longo... Depois disso, voltamos a falar. Posto isto taxis ou Uber? Uber com toda a certeza!!!

7 comentários:

João Isidro disse...


Por falar em aumentos de preços conforme a oportunidade:

http://www.washingtonpost.com/news/wonkblog/wp/2015/04/17/how-uber-surge-pricing-really-works/

Mário disse...

Depois de ler o seu post vejo-me na obrigação de lhe responder.
Começo por lhe dizer que a sua opinião é inflamada, vale o que vale e não corresponde à realidade atual dos Táxis.
Eu sou motorista de Táxi á cerca de 3 anos e meio em virtude de não conseguir outro emprego para sustentar a minha família, pois com 51 anos não existem outras opções.
Quando fala da qualidade dos Taxistas, deve andar muito pouco de Taxi, pois se fosse um cliente regular, posso lhe assegurar que iria constatar que em 10 veículos um poderá estar sujo e com um Motorista do mesmo modo.
Por outro lado os clientes que nós transportamos são muitos vezes mal educados, cheiram mal, querem fumar e comer nos veículos, etc. Poderia aqui generalizar, como faz quando se refere aos Táxis, e dizer que são todos os clientes,com algumas excepções, mas não vou baixar ao seu nível.
Eu, como muitos colegas com quem converso, todos os dias recebemos elogios pelos nossos serviços, perguntem aos velhotes que todos os dias transportamos para os Hospitais, quem os ajuda a entrar e sair dos carros, muitos vezes ao colo, muitas vezes sem o dinheiro suficiente para a corrida, nunca ficam em terra, nem no meio do caminho. Fala dos Taxis no Aeroporto, parece que só transportamos Turistas e outros tais, existem mais Praças em Lisboa onde trabalham mais taxis do que no Aeroporto, e muitos até fazem as duas coisas, a realidade é bem diferente e o grosso dos Taxis fazem na Cidade o seu ganha pão, aqui na maioria transportamos Portugueses, de forma honesta e legal.
No outro dia uma senhora que transportei, sem que eu fizesse conversa para tal, confidenciava-me que não sabia como nós nos ganhávamos a vida com ''corridas'' tão baratas. Isto é para contrariar o preço dos Taxis (o mais barato da Europa) e você perceber a razão porque muitos de nós trabalhamos 14 ou mais horas, quem trabalha à percentagem têm de fazer muitos kilometros e horas para poder tirar uma parte que lhe permita sustentar a família.
Em relação à concorrência, nós não nos manifestamos por causa dela, desde que ela seja legal, eu pessoalmente até sou contra os monopólios dos Táxis, por isso até sou a favor de toda a concorrência que traga mais qualidade à profissão que por agora exerço, e até lhe posso confidenciar que se alguma coisa boa trouxe esta questão, foi alertar os motoristas que têm de ter uma outra postura, quer no trajar, quer no trato com os clientes.
Para terminar espero que um dia possa apanhar o meu Táxi para poder mudar um pouco a sua injusta opinião.
ps: fico à espera que tenha a coragem de publicar o meu post.

Anónimo disse...

É engraçado alguma ignorância quando faz.a comparação com fotógrafos, ve—se que não conhece o Real problema da Uber.. a Uber não é Ilegal mas sim as viaturas que para ela trabalham.
Secalhar não sabe mas um bela parte dos motoristas Uber São Taxistas... mas no carro descaracterizado e com uma camisa é um Senhor... é para fazer rir... Sabe que muitos mas muitos dos motoristas Táxi são reformados da Psp Gnr Bombeiros Policia Municipal e muitos ainda estão no activo nas suas profissões e trabalham em Táxis!! Ah pois é mas nos Táxis São uns esfarrapas... fardados uns Senhores... Se o senhor que prestar serviço.para Uber for colectado juntamente com sua viatura, seguro Passageiros, não é ocupantes é Passageiros.. Seguro muito mais caro por trasportar pessoas...pagar impostos sobre os serviços prestados... e tiverem preços regulamentados pelo estado... ai sim estão Legais e concorrentes, desta forma são ilegais e estão a roubar serviços.... Mais informo que existe táxis com Multibanco, a credito, com Wifi, Ac, e não são poucos... Cumprimentos e espero não ter cido indelicado

jdinis disse...

http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues/TransportesRodoviarios/transportetaxi/licenciamentoveiculos/Paginas/LicenciamentoVeculos.aspx

http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues/TransportesRodoviarios/TransporteTaxi/CertificacaoMotorista/Paginas/CertificacaoMotorista.aspx

Sabemos o preço de um taxi? (não o carro... a licença para operar). Sabemos quantos CAP são emitidos? Não? Exacto.

E para os fotógrafos? Sabemos os requisitos regulatórios que lhes são impostos? Exacto, nenhuns. A ignorância dá nestas coisas...

É triste, mas é assim. As leis são como o sol: são para todos. A Uber que deixe de ser o híbrido que é e que deixe de se desresponsabilizar por ser uma "empresa tecnológica". Se cumprir com a lei e actuar dentro da legalidade está óptimo.

É que, se é para comprar o incomparável - como os fotógrafos -, eu já vi serviços de entrega de droga mais profissionais que os das pizzas (especialmente as entregues ao Sócrates), e não é por isso que ando aos gritos a dizer que deviam ter o direito de operar.

André carvalho disse...

Anónimo.. só me dá razão quando diz "muitos dos motoristas Táxi são reformados da Psp Gnr Bombeiros Policia Municipal e muitos ainda estão no activo nas suas profissões e trabalham em Táxis" mas acha que é abonatório ter um policia como motorista??? ou a fazer part-time em taxis?? pior que isso não pode haver, é o mesmo que juntar a fome com a vontade de comer...

André carvalho disse...

A todos, eu disse que há excepções!!!
A nós clientes, queremos é um serviço bom, que conduzam como deve ser (e são poucos os taxistas que conduzem bem) e não nos enganem.
Mário, mas porque não havia de publicar o seu post??? isto é uma conversa e eu não sou dono da verdade, apenas sou dono da minha opinião. COm seguro ou sem, o facto é que mesmo no transito enquanto condutor vemos os que a maior parte dos taxistas faz. Eu devo ter muito azar realmente, ja apanhei taxistas porreiros, mas já apanhei muitos mais que não deixaram saudades.
Espero andar no seu taxi e mudar de opinião...

Um abraço

Vitor batoca disse...

Não podia estar mais correto meu caro.