sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A CAPITAL DO SURF...


Ok, confesso que já não percebo nada disto, entre capitais do surf, capitais das ondas e mais algumas capitais, parece que o que interessa é mais uma vez estar associado ao Surf. Cascais, baptizou-se de "capital do surf", acho o claim infeliz e pouco criativo e tenho algumas dúvidas que seja a verdadeira Capital do surf. Ok, foi ali que tudo começou, mas Portugal também não começou em lisboa. Enfim, são nomes, estratégias e lutas de autarcas, nada mais do que isso. Agora tenho de admitir que sendo a capital ou não, o trabalho foi muito bem feito. Boa produção da "Boa Onda", que mais uma vez mostra que sabe o que está a fazer. Fala-se de carcavelos, aparecem ondas de carcavelos, fala-se da Poça aparece a Poça (são meros exemplos), coisa que sendo básica muitas vezes não é feita. Os videos estão muito fixes, bem editados, boas ondas, boa música e conseguiram-me prender ao monitor do principio ao fim. Já o tinham feito com o "norte Sul", outro filme de produção nacional que marcou uma nova era nos filmes de surf em Portugal. Excelente trabalho também do Ruben, que me parece que foi o surfista que impulsionou esta iniciativa. São trabalhos deste nivel que têm de ser feitos, abaixo disto não conta. Não me lembro de uma produção nacional destas para a Ericeira, nem para peniche, onde os surfistas locais surfam, explicam e obtêm retorno directo para eles. A massificação do surf está aí, veio para ficar e isso é incontornável. Ao menos que façam as coisas com pés e cabeça, que dêm trabalho a produtoras portuguesas e a surfistas portugueses. No seguimento do video de Cascais, vem também o do cabo Raso "A onda esquecida". Outra boa produção da "Boa Onda", a explicar por A mais B que não são precisos milhões nem surfistas estrangeiros para promover uma onda e um sitio. É um video que dá 20 a zero ao feito na Nazaré, sem excesso de dramatismo, sem planos forçados para mostrar as capacidades técnicas do material fotográfico... Capital do surf ou não, a sensação com que fiquei é que o nivel de exigência subiu após estes videos e que as outras capitais vão ter de dar corda aos pedais para não comerem pó. Já agora, o turismo agradece!!

4 comentários:

pp disse...

Tà Fixe ;)....

Anónimo disse...

Nao sao precisos milhoes, so 50.000 euros de dinheiro publico, oferecidos ao ruben e boa onda para fazerem um video sobre uma onda que é uma bela merda. Dificil de surfar certamente, mas uma gradessisima merda. nao da tubos, nao da para grandes manobras, nao e surfada quando esta mais do que dois metros e meio. fodasse, ja viram se houvessem ondas melhores por perto, como seria? o video ate esta bem feito mas nao tem sumo nenhum!

André carvalho disse...

Anónimo, tenho pena que não te identifiques, porque até tens alguma razão;) Digo alguma porque nunca a surfei... mas concordo que o melhor aqui é o video, vende bem um produto que não seria vendável...Tenho dúvidas que a Boa Onda tenha "mamado" do bolo, acredito mais que tenha orçamentado e tenha sido paga pelo seu trabalho. O que acho bem.
abraço

António disse...

Olá André, obrigado pela parte que nos toca esforçamo nos muito para fazer um bom trabalho e acho que o resultado está à vista. E tens toda a razão, ninguém nos deu nada fizemos o nosso trabalho e fomos pagos por isso.
Abraço e obrigado