sábado, 23 de outubro de 2010

COMPLEXO


Arrepiante, comovente e verdadeiro!! Poderia continuar com adjectivos para descrever o filme feito pelos meus amigos Mário e Pedro Patrocinio sobre uma das maiores favelas do Brasil, onde habitam 300.000 pessoas. Mas acho que mais que adjectivar o filme, é preciso mesmo vê-lo.
É um trabalho de jornalismo irrepreensivel, o filme tem 70 minutos e conta com depoimentos verdadeiros dos moradores do Complexo do Alemão. Uma dona de casa, um rapper, um dos moradores mais antigos do complexo e os traficantes de droga, falam na primeira pessoa, e mostram que a vida de bandidagem não é um sonho nem a primeira opção das suas vidas. Muitas vezes é a própria policia e a sociedade descriminadora que os empurra para os becos da favela.
"Complexo" é um documentário onde não é possivel disfarçar (nem é o obectivo) a miséria onde estas pessoas vivem, mas ao mesmo tempo mostra que embora as condições sejam miseráveis, as pessoas não o são!!
É aqui que acho que este documentário se diferencia de tantos outros. Os moradores não são os coitadinhos da favela, são sim pessoas com uma coragem extraordinária que se recusam a morrer (excepção feita aos traficantes), e que se agarram às mais pequenas coisas da vida para se aguentarem no seu complexo mundo.
Muitos parabéns aos meus amigos Mário e Pedro (aka pp), cá estou à espera do próximo projecto!!
mais informações aqui.

2 comentários:

Rodolfo Matraquilho disse...

Pese a bondade da tua relação com os autores (e que tolda a avaliação que fazes) é certo é que o o que eles fizeram está mais que visto e explorado, e este trabalho em particular não acrescenta nada ao que já existe.
Não querendo correr o risco de te insultar devo dizer que revelas alguma iliteracia visual, no que concerne a documentários e filmes sobre este tema.
Cumprimentos.

André carvalho disse...

rodolfo, aceito a tua opinião, na verdade foram feitos muitos documentários sobre favelas, gangs e até mesmo paises problemáticos.
Muitos deles feitos por jornalistas.
Um documentário feito por 2 putos que na altura tinham cerca de 25 anos, que nunca tinham filmado um documentário... não sei se há tantos assim. Provavelmente há-os ao pontapé mas a minha iliteracia traiu-me...