terça-feira, 30 de novembro de 2010

BELÉM 33 ANOS DEPOIS




Não sou um assíduo frequentador dos chamados sitios "domingueiros", mas às vezes gosto de me misturar com a maralha de fim de semana e curtir a confusão.
Este fim de semana fui à torre de Belém, sitio onde não ia passear há uns valentes anos.
Antigamente os carros estacionavam à "porta" da torre, no relvado jogava-se à bola, nas muralhas via-se um ou outro casal de namorados mas pouco mais do que isso.
Hoje em dia é dificil de estacionar, as pessoas estão em grupos gigantes e vê-se coisas que há uma década era impensável (para mim ainda é impensável), tal como um casal recém casado, que voltou a vestir a farda do casamento (num dia que o termómetro marcava 9 graus!!!) para umas lindas fotos pós-casamento, num sitio que provavelmente não lhes diz nada...
Deixo aqui duas fotos, que têm 33 anos de diferença entre elas.
Uma foi tirada pelo meu pai, e é uma das minhas fotografias preferidas. Eu sou um ser minúsculo que a minha mãe segura nas cordas da ponte que dá acesso à Torre de Belém. Não se vê vivalma, a ponte era antiga e os resguardos eram em corda. A outra foto foi tirada domingo, está lá uma ponte, mas não sei porquê é uma ponte horrivel, pouco digna de ser a passagem para a Torre de Belém, a maralha, essa passeia alegremente em mais um domingo de sol, frio e muita gente.
Pelo menos uma coisa é positiva nesta afluência de gente à beira rio, pode querer dizer que se calhar a crise vai deixando o pessoal afastado dos monstros comerciais...
e finalmente começam a dar valora pequenas coisas, que são sem dúvida mais valiosas que a maior parte das merdas que figuram em muitas montras:)

2 comentários:

mr velcrum disse...

nice bro!! :) gostei deste!!

CAP CRÉUS disse...

Tenho filmagens em super8 aqui a andar de carrinho a pedais, e a jogar à bola.
Continuo a dizer que às vezes o mundo a preto e branco de antigamente era mais giro e saudável.
A ponte? Tens toda a razão!
Pergunta: Porque razão quando está maré vazia e o lixo se acumula ao pé da Torre não há um único gajo da CML que vá limpar aquilo?