quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

QUERO MAIS MEGAS!!


É a paranóia dos dias de hoje, é verdade que a "revolução digital" mudou muita coisa, muitas delas para melhor, mas também é verdade que criou uma obsessão com tudo o que é último modelo de máquinas. Não são poucos os amigos / conhecidos que me vêm perguntar que máquina hão-de comprar... eu digo sempre, canon G11 ou lumix, ao que eles me respondem "eh pa mas gostava de poder trocar as objectivas, e queria uma máquina manual", pergunta 1, será que a maior parte das pessoas sabe as diferenças entre dar prioridade à velocidade ou à abertura? será que sabem o que é profundidade de campo? eu acho que não:) mesmo o argumento que lhes dou "eu se pudesse usava sempre máquinas leves e discretas" não os demove de ter uma reflex... E não tenho nada contra isso, nem poderia ter, mas esta conversa toda apenas para dizer que para fazer fotografias e boas, não é preciso ter grandes máquinas ( e as G's e a lumix são!!), é preciso apenas ter vontade e olhinho. Eu adoro fotografar com máquinas menos evoluidas tecnologicamente, adoro fotografar de iphone, de lomo... é quase como conduzir um carro antigo. Claro que também adoro fotografar de 7D e com boas lentes, mas no fundo a fotografia resume-se a vontade e feeling, não tanto a tecnologia, que também ajuda, mas não faz uma boa fotografia.
A minha primeira foto publicada foi feita com uma ixus 300 de 2.1 megas, que a única funcionalidade que tinha era fazer foco ao centro (como opção) e não usar flash, adaptando sempre a velocidade e abertura às condições. A minha viagem pelo Rio de Janeiro foi feita com essa máquina, e se vissem as impressões dessa maquina em papel mate 10x15, não acreditavam na qualidade, e provavelmente diriam... eh pa, com um maquinão destes também eu:)))
* todas estas fotos foram feitas com a ixus 300
flickr
andre carvalho photo
goma







6 comentários:

Miguel A. Lopes disse...

Gostei das fotos.
Concordo contigo, o que interessa é mesmo o olhar , o feeling no momento, e a ferramenta pode ser ou não melhor.
Um dos casos de mais sucesso é o caso do iPhone que apesar da camara não ser nada de especial tenho visto fotos fabulosas.
Mas não há a camara perfeita, há sempre algo que queremos mais, ou que queremos a menos!!!
Abraço

André carvalho disse...

acredita miguel, mas aquela fracção de segundo q registamos, é que interessa mesmo, nem que seja para nós:)

Luiz Carvalho disse...

Já não me lembrava destas fotos. São fantásticas. Bom texto. Subscrevo. Beijinhos

Paulo Sousa disse...

Plenamente de acordo.
É que já "fiz" tantas fotografias apenas com um piscar de olho... e muitas delas ainda aqui andam na memória.

Menino do Coro disse...

Pois é André, tenho visto putos e não só, (alguns cotas) com poder de compra com máquinas muito sofisticadas que nem sequer sabem para que servem certas funções. Nunca leram um livro de fotografia. Acabam por colocar em automático e seja o que Deus quiser. Ao vê-los até tenho pena deles. O olhar, sim é o mais importante, sensibilidade, sentido estético qb. e conseguem-se boas fotos com uma máquina simples.

susana disse...

olá andré,
é uma grande verdade! não é mesmo, necessária uma grande máquina para obter uma grande foto. e da teoria poucos sabem :) bom trabalho!
abraço