quinta-feira, 17 de maio de 2012

GOOD COP, BAD COP

Muitos devem pensar que tenho a policia como um ódio de estimação, e é verdade! Tenho mesmo!! Mas não à policia em geral, só a de Portugal. Há umas duas semanas rebocaram-me o carro em Madrid (aliás o carro não era meu, mas vai dar ao mesmo), porque estava estacionado no parque da policia. Nós não reparámos nisso. Dentro do carro estava a Moca, uma cadela, o que agravava mais um bocado a situação. Fomos até ao sitio do reboque, e posso dizer-vos que fiquei completamente espantado com a simpatia, educação e disposição da policia. Insistiram para irmos passear a cadela, indicaram-nos sitio para tomarmos o pequeno almoço enquanto se travatavam das burocracias do levantamento do carro. A minha alma estava parva, por minutos não me importava de ter sido policia, ou de pelo menos ter dado uma gorjeta aos senhores. Uns verdadeiros profissionais!! Daqueles que sinceramente todos queremos a trabalhar para nós, ou connosco. Já cá em Portugal, parece que tudo se passa ao contrário do que se deveria passar. Um amigo meu contou-me um episódio que se passou com ele, e eu estava incrédulo!! Rumámos à esquadra de Belém para apresentar queixa da própria policia. Passo a descrever o episódio, também para que vocês tenham consciência das abéculas que supostamente nos devem defender. Sábado, meia noite, uma festa numa vivenda, cheio de pessoal e crianças a brincarem. Um dos convidados dá o alerta que na vivenda em frente está um homem armado encostado ao portão. O meu amigo vem à porta, e vê o sujeito a passar a arma para dentro da casa, onde um segundo sujeito a agarra. Às tantas estão os dois a passar pelo quintal da casa armados. Reacção do meu amigo? ligar para a esquadra de Belém. Passam-se 10 minutos e chegam 2 carros patrulha. Sai o Gordão todo inchado pergunta o que passa e dirige-se à casa suspeita... o meu amigo adverte, cuidado que eles tão armados com uma pistola. "Armados???" diz o gordão às outras abéculas... hmmmm olham uns para os outros, metem-se dentro do carro e... ADEUS!!! Aliás a parte do adeus não aconteceu, pois eles ficaram tão apavorados que nem disseram nada, apenas enfiaram os seus rabinhos no meio das pernas e fugiram para não mais voltarem. O meu amigo volta a ligar para a esquadra a pedir satisfações, afinal de contas na dita vivenda luzes acendem e apagam, e ninguém sabe se é um perigo real ou não. A resposta da esquadra, é que provavelmente deu-se outra ocorrência mais grave na zona:) tipo alguém a ser esventrado na rua de baixo??? Quando chegámos à esquadra para apresentar queixa, eles mesmo estavam envergonahdos e não sabiam bem o que dizer, divididos entre o papel de durões e cobardolas. Até que um dos policias, se apanha sozinho connosco e diz, off the record, "nunca mais é 2 julho para me ir embora desta merda, estou farto da policia, isto não vale nada!" "ahh, vai de férias?" "não, vou viver para Moçambique, tomar conta de uma empresa de bebidas, vodka e gin, já não suporto a policia". E é assim que funciona a nossa POLICIA DE INSEGURANÇA PUBLICA!

1 comentário:

CAP CRÉUS disse...

Muito bom!
Eu adoro os gajos, só tenho a dizer bem. NOT!!