sábado, 19 de maio de 2012

LX OPEN DAY

Foi na sexta feira que o LX Factory abriu mais uma vez as suas portas ao mundo. A chuva estragou um pouco a festa, mas mesmo assim estava engraçado, embora na minha opinião menos engraçado do que é habitual. Pelo menos a partir da meia noite. Agora o que me saltou à vista, e desculpem-me a presunção, foram os fraquissimos trabalhos expostos pelas paredes do edificio, principalmente os de fotografia. Não me refiro a trabalho de alunos, pois esses são alunos e supostamente estão a aprender. Mas vi 3 exposições individuais (sendo que uma delas era feita a meias), que eram más demais para ser verdade. Eu não quero com isto dizer que o meu trabalho é melhor ou pior, quero apenas dizer que aquilo que ali estava exposto era muito muito fraco. Fotografias banalissimas, sem interesse nenhum, mal enquadradas, uma coisa que nem chega a ser académico. Sim eu sei que todos têm direito a expôr, e provavelmente sou um granda cromo por estar a dizer mal de outros trabalhos... Mas "fodasse" , desculpem lá a expressão, não dá para elevar um bocado o nivel?? não dá para estreitar um pouco a saida do funil e dar créditos a quem realmente o merece? Há tanta gente a fazer coisas boas, porque é que num espaço supostamente artistico só vemos banhadas de trabalhos???? não há olho critico?? Pior, um deles no curriculum até tem jornalista e fotógrafo!! A sério, enquanto não perceberem que ter uma maquina fotografica, não é sinónimo de ser fotógrafo, que ter uma guitarra não é sinónimo de ser musico e que ter um pincel não é sinónimo de ser pintor, as coisas não vão andar para a frente. Posso estar a ser injusto, mas estou completamente fartinho de ver "pseudos", ora a exporem, ora a pedincharem "likes" nas fotos deles para ganharem merdas de concursos (sinto vergonha alheia com esta pedinchice!), ora a comprarem material a torto e a direito com a esperança que isso os vai tornar melhores profissionais. São estes, que vão matando a profissão a cada dia que passa, e o mais grave é que não têm sequer a noção disso. Não têm noção para o ridiculo que empurram a fotografia, e provavelmente não têm noção que assim dificilmente ela sairá de lá. É triste, mas se queremos ser bons, competitivos e profissionais, não podemos continuar a levar as coisas levianamente e a promover toda a porcaria que aparece à nossa frente.

3 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Assim tão mau?

André carvalho disse...

mau no sentido que são exposições de "autor" com umas vinte fotos... não há uma que te agarre...

CAP CRÉUS disse...

Pois...
Os egos neste País são enormes. :-(