quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

10 ANOS DE FACEBOOK


E já lá vão 10 anos que o facebook apareceu para destruir e alegrar algumas vidas, nem de propósito faz anos no meu dia de anos!! Discute-se muito se o Facebook é bom ou mau, se devemos ter ou não ter, se destrói relações ou não, se ajuda a encontrar trabalho ou a promovê-lo ou até a perdê-lo. Eu acho que como em tudo na vida a palavra de ordem é "moderação" e com moderação o facebook tem a sua utilidade e piada. Se é um vicio? óbvio que é, agora tudo tem a ver com o nivel de viciado que somos. Há coisas que me irritam um bocado, confesso. Pessoas que enchem murais com testamentos de privacidade, mas que depois escarrapacham tudo e mais alguma coisa das suas vidas, não faz sentido, isso e textos sobre o cancro que são mais estupidos que o próprio cancro. Como network o Facebook funciona muito bem, já me safei profissionalmente várias vezes, o meu trabalho ganhou bastante divulgação e consegui alguns clientes novos via facebook. Encontrar colegas antigos? já aconteceu encontrar alguns, mas já nem sei se era suposto os ter encontrado. Pedimo-nos amizade, ficámos amigos mas rapidamente são relações que desaparecem tão depressa como aparecem. Já fiz amizades altamente, que hoje em dia conservo, já descobri conteúdos brutais no facebook, que sem ele provavelmente nunca descobriria. Gosto quando se discutem ferverosamente algumas ideias, se mostram pontos de vista diferentes, gosto disso. Depois há a questão do Ego, o facebook inflama egos, e muitas pessoas acabam por viver neste grupo virtual apenas. É nesta parte que acho o facebook deprimente. É triste ver pessoas que não agarram num telefone para falarem com um amigo, que têm uma necessidade extrema de "postar" tudo sobre as suas vidas, os seus sentimentos as suas desavenças e tudo tudo o que se passa nas suas vidas. Pessoal, é tudo treta, tudo virtual tudo descartável. Ontem, fiz anos, há quatro dias atrás tirei a minha data de aniversário da minha página. Tirei de propósito, para não ter 500 pessoas a darem-me os parabéns apenas porque sim. Prefiro sinceramente receber 20 parabéns sentidos, do que 500 que são escritos a correr sem o minimo de significado. Fiquei no entanto impressionado pela positiva. Muita gente lembrou-se efectivamente que fazia anos e muitos telefonaram-me ou enviaram sms. Sou um facebooker, na medida em que o utilizo todos os dias, mas recuso-me a fazer coisas através dele. Não crio grupos para eventos, porque acho que os convites que faço às pessoas que gosto devem ser feitos pessoalmente, à antiga, da mesma maneira que não me sinto convidado via facebook. Estou-me a cagar para fazer declarações de amor no mural para mostrar que estou numa relação seja com quem for. Felizmente (para mim) tenho uma vida fora do facebook e curiosamente as pessoas com quem falo aqui diariamente são as mesmas com quem me encontro nos meus tempos livres, com quem rio e choro, com quem desabafo e dou um abraço. O Facebook é fixe, é verdade que é, mas não deixa de ser uma "muleta" para os que têm perguiça de viver uma vida de verdade. Hoje em dia, quando alguém me diz que não tem facebook, sinto uma certa inveja... admito. Deve ser fixe encontrar pessoas na rua de quem não sabemos nada há anos e meter a conversa em dia. Deve ser fixe alguém ter de nos ligar para saber o que temos andado a fazer. O Facebook é fixe, mas a vida real é mais. Vivam-na, se não qualquer dia olham para trás e passaram mais 10 anos de agarrados a um teclado e a um monitor;)

2 comentários:

Ruben disse...

Parabéns by the way.
há um artigo interessante para fotógrafos, sobre algo que toca nas redes sociais: http://erickimphotography.com/blog/2012/11/05/how-many-favorites-or-likes-are-enough/

Uriel

mr velcrum disse...

Nem mais!!