quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

THE NINTH FLOOR


The 9th Floor, é um projecto de fotografia da fotótografa Jessica Dimmock. O tema pode não ser novo, mas a história e as fotografias são fantásticas. Um amigo apresentou-me a este andar a semana passada, e desde aí que ando a ver as fotos e nem sei bem o que dizer... São chocantes, ao mesmo tempo humanas e frágeis. Talvez os restos de objectos decorativos na casa, talvez a presença de um gato, talvez o facto da casa estar situada no downtown de Manhattan e não numa favela qualquer, fazem com que esta reportagem seja diferente de outras sobre toxicodependentes que já vi. Basicamente o 9th floor, era uma casa de um milionário, Joe Smith, que nos anos 60 se começou a viciar e a alugar divisões para fazer dinheiro para o seu consumo. Uns anos mais tarde, Joe já nem tinha quarto, a água e a luz estavam cortadas mas continuou-se a consumir até chegar a ordem de despejo. Jessica Dimmock registou vários momentos nesta casa e seguiu alguns dos seus inquilinos na vida pós-casa. Mesmo sendo uma história diferente é impossivel não me lembrar da morte recente de Philip Seymour Hoffman, encontrado em casa supostamente com uma overdose de heroina. Eu tenho e sempre tive aquela curiosidade de espreitar para dentro de casas, acho que as casas revelam muito de nós. A decoração, os livros os quadros e posters. Todos os pequenos pormenores dizem muito de nós. Acima de tudo atrás de uma parede de uma casa, está sempre uma grande história.

Sem comentários: