segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

THE SECRET LIFE OF WALTER MITTY


Confesso que nunca imaginei escrever um post sobre um filme do Ben Stiller, apesar de o achar divertido. Não que "THE SECRET LIFE OF WALTER MITTY" seja um grande filme, porque não acho que seja, é divertido QB mas chato por vezes e com um desenrolar banal que nada tem a ver com o prometido nos primeiros minutos de filme. Não sei se é melhor ou pior que o original porque nunca o vi. Tocou-me pela temática e por me rever em ambas as personagens. Na do fotógrafo e na do digitalizador. Quem é fotógrafo sabe perfeitamente a angústia que é o nosso trabalho ir parar às mãos erradas dentro de uma revista. Sabe bem o que é dar o litro numa reportagem e vê-la completamente arrasada na edição e na paginação. No tratamento das fotos e na sua escolha. Actualmente há sítios para onde prefiro nem enviar o meu trabalho, porque simplesmente sinto que é um desperdício. Deixa-me mais triste ver o meu trabalho mal publicado do que não o ver publicado de todo. Por outro lado enquanto designer e paginador sempre tive o maior cuidado e orgulho em tratar bem das fotografias dos meus colegas, mesmo que 90% das vezes eles não dêm esse valor. Tem piada que este filme mostra um lado editorial que muito pouca gente conhece, menos ainda o comum leitor de revistas. Sean Pen interpreta o papel de um fotógrafo, que podendo escolher a capa da ultima edição da revista LIFE resolve homenagear o digitalizador (Ben Stiller) com quem trabalha há vários anos. O filme toca também a problemática dos despedimentos colectivos, normalmente encabeçados por um imbecil qualquer que não faz ideia de quem faz o quê dentro da empresa, nem a sua verdadeira importância. Um filme que vale a pena ver, que mais não seja para percebermos que por trás de uma grande foto ou de uma grande capa, está um grande editor ou uma grande equipa. O inverso acontece quando vemos certas barbaridades a serem publicadas, que simplesmente nunca deveriam ver a luz do dia.

Sem comentários: